Banner

Alimentos açucarados e leite provocam espinhas, concluem pesquisadores

Leite e alimentos com alto índice glicêmico (como doces, batatas e arroz branco) podem agravar ou mesmo deflagrar espinhas, concluiu o trabalhoA ligação entre dieta e incidência de acne é um tema que gera polêmica há anos. Mas uma revisão de pesquisas feitas nos últimos 50 anos indica que, sim, a associação existe. A conclusão é que alimentos com muito açúcar, além de leite, podem deflagrar ou agravar as espinhas.

Os autores do trabalho, publicado nesta quarta-feira (20) no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, sugerem que dermatologistas devem trabalhar em parceria com nutricionistas ou nutrólogos para ajudar os pacientes que sofrem de acne.

A popular espinha é provocada pela produção excessiva de sebo e também pelo acúmulo de células mortas nos poros, que causam obstrução e levam ao surgimento de pontos inflamados.

A produção de sebo tem relação com flutuações hormonais, segundo os pesquisadores. Isso explicaria por que cerca de 80% dos adolescentes sofrem com o problema, que pode deixar cicatrizes e abalar a autoestima.

Desde o século 19, pesquisas têm associado a acne ao consumo de certos alimentos - chocolate, açúcar e gordura sempre foram os vilões mais citados.

Mas estudos realizados por volta de 1960 refutaram a associação entre acne e dieta. Pelo menos dois deles, mais importantes, foram repetidamente citados em pesquisas futuras, o que mudou a visão dos especialistas sobre o assunto, explicou a principal autora da revisão, a pesquisadora Jennifer Burris, do departamento de nutrição e saúde pública da Universidade de Nova York.

Ela conta que, no entanto, muitos dermatologistas e nutricionistas voltaram a testar tratamentos baseados em dieta no tratamento da acne.

Segundo esses especialistas, alimentos com alto índice glicêmico (cujo açúcar é absorvido rapidamente pela corrente sanguínea) podem ter influência sobre a pele por causa das flutuações hormonais que deflagram. Eles geram um pico de insulina no organismo, o que pode estimular a produção de sebo. Chocolate, bolos, doces, batatas e arroz branco são exemplos desse tipo de alimento.

Em 2007, um estudo australiano mostrou que jovens do sexo masculino que seguiram uma dieta com baixo índice glicêmico apresentaram melhora significativa na acne.

Já o leite é suspeito por causa de certos hormônios presentes na bebida. Outro estudo de 2007, este conduzido pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA, demonstrou uma associação clara entre o consumo regular de leite e as espinhas.

Curiosamente, o leite desnatado foi o que mais prejudicou a pele dos voluntários que participaram da pesquisa. A explicação mais aceita é que o processamento do leite aumentaria o nível de hormônios na bebida.